Introdução
Este estudo se destina à análise das demonstrações financeiras referentes ao período compreendido entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012, estudados separadamente e posteriormente comparados, da AG Participações S/A – entidade componente do Grupo Andrade Gutierrez S/A.
O Grupo Andrade Gutierrez foi fundado na década de 1940, em Belo Horizonte, sendo reconhecido mundialmente por seu know-how no segmento de construção pesada e, atualmente, obtém resultados muito satisfatórios dos investimentos realizados nas áreas de Concessões e Telecomunicações, áreas agregadas ao Grupo nos anos 90.
O alvo deste estudo, a AG Participações S/A, controla a AG Concessões, AG Telecom e a Logimed, além de ser responsável pela gestão da participação do Grupo Andrade Gutierrez no capital da Madeira Energia S/A.
A AG Concessões possui participação acionária em empresas como Sanepar, CEMIG e Quiport - empresa responsável pela gestão de aeroportos de Quito, Equador. O braço do grupo no ramo de telecomunicações responde por duas líderes de mercado – a Oi e a Contax. A Logimed atua no gerenciamento de toda a cadeia logística no fornecimento de materiais e medicamentos a hospitais. A Madeira Energia S/A é responsável pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia.
O trabalho foi organizado em três unidades. A primeira se dedica à análise da Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido – DMPL. A Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC – é o tópico abordado na segunda seção. No último tópico, apresentaremos a análise da Demonstração do Valor Adicionado – DVA. As análises apresentadas baseiam-se em indicadores percentuais amplamente difundidos na literatura especializada.