Introdução
O ato de sobrepor blocos (alvenaria) para construir edificações é milenar, e ao longo dos anos a engenharia evoluiu e atualmente uma das tecnologias mais vantajosas e com melhor desempenho tem sido a alvenaria estrutural .
O tijolo de cerâmica, também popularmente conhecido por blocos cerâmicos, é um dos componentes básicos de qualquer construção de alvenaria, seja ela de vedação ou estrutural. É considerado um dos materiais mais robustos ultilizados no ramo , já que não apodrece , não murcha , não impena e nem amassa o tijolo. Esse modelo de tijolo é produzido a partir da argila, geralmente sob a forma de paralelepípedo, possuem coloração avermelhada e apresentam canais/furos ao longo de seu comprimento.
Nas pequenas edificações ele assume a função estrutural enquanto nas maiores o papel assumido é de vedação. Este material é o mais indicado devido as suas características básicas, como resistência a esforços de compreensão estrutural para edificações de pequeno porte, além da facilidade no manuseio, baixa porosidade e homogeneidade.Devido a sua resistência à compreensão em obras de pequeno porte, os tijolos cerâmicos assumem tranquilamente a função estrutural. Já nas edificações de maior envergadura eles têm a função predominantemente de vedação devido à sua boa condição de isolante térmico e acústico. Além disso , na maioria das vezes o tijolo cerâmico é a opção mais barata e com maior possibilidade de modificação de projeto e mudança nas instalações.