Introdução
Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto. Diferentemente do que muita gente pensa, essas regras não são privilégios de determinada classe social; qualquer pessoa pode aprendê-las e fazer delas uma ferramenta a seu favor.
É importante considerar que nesse mundo altamente competitivo, a pessoa que cultiva os bons modos tem mais chances de ascensão pessoal e profissional. Toda pessoa bem sucedida sabe disso. Esse tipo de comportamento – fino e de bom gosto – com certeza faz a diferença entre o sucesso e o fracasso. Entre avançar ou ficar para trás.
Assim o trabalho a seguir trata do comportamento no vestir e comer para que essa realidade de fineza e bom gosto cheguem até nós.
Etiqueta consiste num conjunto de regras no relacionamento entre pessoas, no ambiente profissional, social ou familiar.
As pessoas aprendem a comportar-se em diversas situações, na forma de vestir e na apresentação pessoal. Alguns
"descuidos“ podem levar à situações constrangedoras, as vezes não éticas, por desconhecimento de regras básicas, comprometendo a imagem pessoal, profissional e da
Organização.
Muitas dessas regras não são impositivas, porém, os conceitos comportamentais visam contribuir para a qualidade na prestação do serviço ao público.
A roupa de trabalho transmite conceitos e códigos de valores da organização;
A escolha da roupa é diferente para o final de semana ou lazer, situações em que a moda pode ser uma opção;
Você deve se sentir confortável, e a roupa adequada à ocasião. Opte por roupas que priorizem versatilidade, e não só a beleza; Liberdade significa responsabilidade mesmo na forma de vestir. Use sempre o bom senso; Se você lida com o público, sua imagem deve comunicar eficiência e gentileza;
A maneira como uma pessoa se veste pode ser uma pista para saber se