Introdução
Consumo energético e seu desafios: Até a primeira metade do século XX, existia muita energia disponível, o petróleo era uma fonte barata, não se havia a consciência dos impactos ambientais do uso do mesmo. A ampliação dos recursos energéticos é um dos principais desafios das sociedades atuais. Os combustíveis fósseis representam cerca de 80% do consumo energético do mundo. A substituição de fontes de energia não renováveis é essencial ao combate dos efeitos do aquecimento global.
Petróleo:
Há pouco mais de um século o petróleo tornou-se um produto indispensável. Possibilitou o desenvolvimento de um dos setores mais dinâmicos da economia capitalista a indústria automobilística. O petróleo é uma fonte de energia não renovável, não se sabe ao certo por quanto tempo este recurso pode continuar a ser explorado.
Geopolítica do petróleo: O petróleo, pela importância que tem para a economia, é causa constante de intervenções militares lideradas pelas potencias do ocidente, que defendem o interesse das multinacionais petrolíferas nas regiões da Ásia, África e América Latina.
Gás Natural: O gás natural pode ser encontrado junto com o petróleo, por se formar do mesmo modo e se acumular no mesmo tipo de terreno. O consumo desse produto teve um aumento considerável nas ultimas décadas. Em relação ao petróleo, o gás natural oferece algumas vantagens Em relação ao petróleo, o gás natural oferece algumas vantagens: é menos poluente, as reservas tem prognostico de duração maior e encontram se bem dividas nos continentes. Entretanto os custos de exploração e transporte são maiores do que os do petróleo.
Carvão Mineral: O carvão mineral foi fonte de energia da 1ª Revolução Industrial. Esse termo corresponde a uma grande variedade de produtos, essas rochas são formadas pela sedimentação e decomposição de organismos vegetais soterrados há mais de 300 milhões de anos. Além de ser usado na produção de energia, ele também é