Introdução
Bromidrose é o suor com cheiro desagradável, que ocorre nas axilas ou nos pés. A causa é a atuação de bactérias presentes nestas regiões sobre o suor, provocando o odor característico.
Manifestações clínicas
A manifestação clínica é o odor fétido exalado por estas regiões do corpo após situações que provoquem a sudorese. Nos pés, podem acompanhar o quadro a maceração (aspecto esbranquiçado da pele) ou descamação da pele.
Tratamento
Para evitar a bromidrose, as orientações abaixo devem ser seguidas: * Lavar os locais afetados, ensaboando bem e dando preferência a sabonetes antissépticos * Secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos dos pés * Trocar as roupas e meias diariamente * Evitar o uso de tecidos sintéticos, dando preferência ao algodão * Preferir calçados abertos * Colocar os calçados no sol e mantê-los sempre limpos * Evitar deixar a pele úmida por muito tempo
O tratamento visa diminuir a população bacteriana nos locais afetados e, assim, controlar sua atuação sobre a secreção sudoral.
Pode ser feito com o uso de produtos sob a forma de talcos, sprays ou cremes contendo antibióticos e outras substâncias que dificultam o crescimento das bactérias. Em caso de excesso de suor, a hiperidrose, pode-se associar substâncias anti-transpirantes. Para a indicação do produto mais adequado, deve-se procurar o médico dermatologista.
Anidrose:
Anidrose é uma doença da pele em que há redução ou ausência da secreção de suor.
Pessoas com anidrose não apenas não transpiram como nem sequer produzem o suor. As glândulas sudoríparas param de funcionar por uma série de razões, indo de danos aos nervos a traumas na pele. A condição também pode ser hereditária. Uma criança pode nascer, por exemplo, com um número muito pequeno de glândulas sudoríparas, doença conhecida como Displasia Ectodérmica Hipoidrótica, ou ainda com uma doença genética que provoque um mau funcionamento dessas glândulas.
A