Introdução à teoria de erros e medidas
1. Medidas Físicas
1.1 Medidas Diretas:
A medida direta de uma grandeza é o resultado da leitura de uma magnitude mediante o uso de instrumento de medida, como por exemplo, um comprimento com uma régua graduada, ou ainda a de uma corrente elétrica com um amperímetro.
1.2 Medidas indiretas:
Uma medida indireta é a que resulta da aplicação de uma relação matemática que vincula a grandeza a ser medida com outras diretamente mensuráveis. Como por exemplo, a medida da velocidade média v de um carro pode ser obtida através da medida da distancia percorrida ∆x e o intervalo de tempo ∆t, sendo v = ∆x/∆t.
2. Algarismos significativos:
A medida de uma grandeza física é sempre aproximada, por mais capaz que seja o operador e por mais preciso que seja o aparelho utilizado.
É significativo o zero situado entre algarismos significativos.
Ex: l=3,25 m tem 3 A. S. enquanto que l=3,025 m tem 4 A. S.
3. Incerteza.
A incerteza do resultado de uma medição reflete a falta de conhecimento exato do valor do mensurando. O resultado de uma medição, após correção dos efeitos sistemáticos reconhecidos, é ainda, tão somente uma estimativa do valor do mensurando, por causa da incerteza proveniente dos efeitos aleatórios e da correção imperfeita do resultado para efeitos sistemáticos.
a) Incerteza absoluta
Define-se como Incerteza Absoluta o valor ± D . A amplitude dessa incerteza é fixada pelo operador e depende de sua perícia, da segurança desejada, da facilidade de leitura e do próprio aparelho ou instrumento utilizado.
b) Incerteza relativa
É a relação entre a incerteza absoluta adotada na medição do valor de uma grandeza e este valor. Da mesma forma que o desvio relativo, a incerteza relativa nos dará uma apreciação da medida e é frequentemente representada na forma percentual.
4. Arredondamento.
Corriqueiramente temos que realizar operações de arredondamento. Seja na soma ou subtração de mesmas quantidades o número de algarismos