Introdução à Sociologia
Introdução à Sociologia – OS PROBLEMAS SOCIOLÓGICOS
Índice
I. — DO PONTO DE VISTA NORMATIVO AO PONTO DE VISTA POSITIVO
1. O ponto de vista finalista e normativo.
2. A noção de "leis naturais" em sociologia.
II. — O sentido do relativo
1. Influências relativistas.
2. A variabilidade no tempo.
3. A variabilidade no espaço.
Comentários (1)
Introdução a Sociologia – PRIMEIRA PARTE – OS PROBLEMAS SOCIOLÓGICOS
Professor A. Cuvillier (1939).
Capítulo I – OS ANTECEDENTES: SENTIDO DO POSITIVO E SENTIDO DO RELATIVO
"Qualquer concepção — escreveu Augusto Comte – só pode ser bem conhecida por sua história". Se queremos compreender o que é a sociologia e, sobretudo, como pouco a pouco se determinaram os problemas que ela apresenta, teremos de começar por uma história sumária, não das doutrinas, mas da própria posição desses problemas.
I. — DO PONTO DE VISTA NORMATIVO AO PONTO DE VISTA POSITIVO
Apesar de a atitude de espírito propriamente sociológica ser bastante recente, os problemas relativos à vida social sempre preocuparam os pensadores. O próprio fato de viver em sociedade levava o homem a pensar em certos problemas, mas esses problemas eram pura e diretamente práticos, tinham por objeto imediato regras de ação, e não o conhecimento objetivo da realidade.
1. O ponto de vista finalista e normativo.
— O que caracteriza os primeiros estudos sobre a sociedade é, precisamente, um ponto de vista finalista e normativo: finalista, isto é, tendo unicamente em consideração o ideal a realizar, a investigação do que deve ser a "melhor" organização social e política; normativo, quer dizer, a preocupação imediata de estabelecer normas, regras de ação para a vida coletiva.
É este, particularmente, o ponto de vista dos filósofos. Bastará recordar, quanto à antiguidade, a República (1) e as Leis de Platão, a Política de Aristóteles, e, quanto aos tempos modernos, o Be Cive e o Léviathan de Hobbes, os tratados políticos de Spinoza, O