Introdução à sociologia geral
No âmbito da disciplina de Introdução à Sociologia Geral, foi-nos proposta a elaboração de um trabalho de pesquisa.
Escolhemos para tema do nosso trabalho “A Pobreza Humana”, por acharmos um tema interessante, de extrema importância e pelo facto de ser uma das grandes problemáticas do nosso tempo, que se tem mostrado de difícil resolução e transportando consigo consequências desastrosas e novos problemas.
Com este trabalho procuramos reflectir acerca da pobreza no Mundo, das suas consequências e de como ela é sentida em países de desenvolvimento baixo, médio e elevado. Para tal, escolhemos dois países de cada nível de desenvolvimento e vamos trabalhar com vários indicadores e respectivos valores, fazendo uma análise de cada um dos países dentro do tema escolhido.
Pobreza
O que é? A pobreza não tem um único significado, pode ser entendido entre várias maneiras: Como uma carência material, ou seja, a necessidade de bens básicos, como a alimentação, o alojamento, o vestuário, a higiene necessária, etc.; Como falta de recursos económicos, isto é, a falta de riqueza ou rendimento; Como uma carência social, ou seja, a exclusão social, a dependência de terceiros, incapacidade de participar na sociedade, isto é, o acesso negado a educação, a informação, e até mesmo à saúde.
A pobreza pode-se medir? Sim, a pobreza pode-se medir. Como verificamos no nosso dia-a-dia, a pobreza é mais forte nos PVD (Países em vias de desenvolvimento), no que os países desenvolvidos, onde, aqui, é manifestado pelos sem-abrigo, subúrbios e bairros. A pobreza pode ser absoluta ou relativa. O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia (PPP), e pobreza moderada como viver com entre 1 e 2 dólares por dia. Estima-se que 1 bilhão e 100 milhões de pessoas a nível mundial tenham níveis de consumo inferiores a 1 dólar por dia e que 2 bilhões e 700 milhões tenham um nível inferior a 2 dólares. A percentagem da população