introdução à psicologia
Estudo Dirigido
Introdução à Psicologia
1. Em que sentido a ciência se distingue do senso comum?
A ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. Já esse tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum. Produzindo suas teorias no nosso dia-a-dia, por meio de hábitos e tradições.
2. Explique a frase de Ebbinghaus: “A psicologia tem um longo passado, mas uma história curta”, citando em sua resposta o papel da filosofia no desenvolvimento da Psicologia.
Longo passado resultante dos conceitos e contribuição de autores e pensadores que culminou numa curta história, a liberdade da psicologia das amarras metafísicas e filosóficas, tornando-se assim uma ciência. Foi um processo longo que eclodiu da filosofia como pensamento das primeiras indagações do ser humano com o mundo, as suas relações com o meio vivente e o que o difere do restante dos animais.
3. Como a psicologia deu seus primeiros passos como ciência?
A psicologia deu seus primeiros passos com os filósofos gregos, porém somente no final do século XIX se separou da filosofia. Com o primeiro laboratório psicológico fundado por Wilhelm Wundt deu início à primeira turma de estudantes de psicologia que buscava uma base científica para a psicologia.
4. Cite três pensadores que contribuíram para a psicologia e explique suas contribuições.
Aristóteles, conhecido como o “pai da psicologia”. Falou sobre a alma: sonho, sentidos, memória, dor, prazer, desejos, apetites.
Platão definiu a cabeça como lugar da razão e da alma.
Enquanto Sócrates falou sobre o limite que separa homens dos animais. E que a razão é a principal característica humana.
5. Descreva como os avanços na fisiologia conduziram as primeiras pesquisas em psicologia?
A formulação de teorias sobre o sistema nervoso central demonstra que o pensamento,