Introdução à produção do conhecimento
Ciência A palavra ciência tem origem no latim scientia e significa conhecimento. O conhecimento nada mais é do que o produto das relações humanas com a natureza. Na obtenção do conhecimento estão presentes três elementos: * Um sujeito que busca conhecer (sujeito cognoscente). * Um objeto de estudo (objeto de conhecimento). * O conhecimento.
Os tipos de conhecimento
Conhecimento popular (senso comum): é o que comumente chamamos de conhecimento do povo. Conhecimento Teológico: Apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas. Conhecimento Filosófico: é caracterizado unicamente na própria razão humana. Conhecimento Científico: é um conhecimento sistemático.
A ciência entendia como atividade humana que gera conhecimentos, deve ser desenvolvida com métodos, técnicas e critérios adequados. Para isso, devemos nos apoiar na metodologia da pesquisa. O método científico é o procedimento ou conjunto de procedimentos utilizados para gerar conhecimentos. A diferença entre senso comum e o conhecimento cientifico é que o senso comum é formado por sentimentos, desejos e misticismo, já o conhecimento científico é formado através de procedimentos metodologicamente rigorosos.
Caminhos da pesquisa
Clark e Castro (2003, p.67) definem pesquisa como: Um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento. Quem realiza a pesquisa pode, num nível mais elementar, aprender as bases do método científico ou, num nível mais avançado, aprender refinamentos técnicos de métodos já conhecidos.
Para se fazer pesquisa é necessário: * Conhecimento do assunto; * Curiosidade; * Criatividade; * Paciência; * Postura ética.
Essas características devem ser empregadas nos diversos instrumentos acadêmicos utilizados para a produção de conhecimentos. A fase inicial de uma