Introduçao a produçao do conhecimento
Centro de Estudos Sociais Aplicados Discente:Liane Rebouças Santos
INTRODUÇAO A PRODUÇAO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA: No capitulo I “Introdução á produção do conhecimento”, dos autores COSTA, Marco Antonio.F e COSTA, Maria de Fátima, que esta dividido em três partes, ciência, tipos de conhecimento e caminhos da pesquisa. A primeira parte traz uma explicação do termo ciência , tendo origem no latim significa conhecimento, os autores citam SAVIANI at.al. (2000,p-19) para falar sobre a importância dos gregos para contextualização do conhecimento
(...)Em grego temos três palavras referidas ao fenômeno do conhecimento, doxa significa opinão, Sofia significa sabedoria, por fim episteme significa ciência , isto é, o conhecimento metódico e sistematizado.
Os mesmos definem o conhecimento como “ produto das relações humanas com a natureza em busca da apreensão de determinadas realidades, sendo, portanto, um processo extremamente humano”
A segunda parte do texto, e reservada a explicar os tipos de conhecimento, são esses, conhecimento popular (senso comum) comumente chamada conhecimento do povo é o acumulo de tradições e experiências vividas,não leva em conta a fundamentação cientifica (LAKATUS e MARCONI).
Conhecimento Teológico:Apoia-se em doutrinas que contem proposições sagradas. É um conhecimento sistemático , porem, suas evidencias não são verificáveis (LAKATUS e MARCONI).
Conhecimento Filosófico :È caracterizado unicamente na própria razão humana, ou seja,procura discernir entre o certo e o errado,tendo esta razão humana como fundamentação (LAKATUS e MARCONI).
Conhecimento Cientifico: È um conhecimento sistemático, caracteriza-se pela capacidade de analise, de explicar,de desdobrar, de justificar, de induzir e de predizer (RUIZ,1996)
Ainda definindo o termo ciência os autores