Introdução à mecatronica
A mecatrônica pode ser definida como a integração de Mecânica, Eletrônica e Computação de forma concorrente. Essa combinação tem possibilitado a simplificação dos sistemas mecânicos, a redução de tempos de desenvolvimento e custos, e a obtenção de produtos com elevado grau de flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes condições de operação. Os conceitos de Mecatrônica podem ser empregados numa vasta gama de aplicações (Rosário, 2009).
A mecatrônica no desenvolvimento de um sistema é composta por elementos mecânicos e eletrônicos e controlado por um sistema computacional. O desenvolvimento desse produto segue uma abordagem mecatrônica e é realizado utilizando ferramentas como CAD, CAE, CAM OU CAPP (Rosário, 2005).
As esteiras, no contexto das indústrias, são máquinas extremamente importantes, que representam uma grande economia em relação aos custos e ao tempo. Há esteiras dos mais diferentes tipos, podendo ser integradas a uma máquina, ou vendidas separadamente.
As esteiras podem ser motorizadas ou formadas por rolamentos que permitem o deslizamento automático quando inclinadas. É muito comum observar esses equipamentos nos mais diferentes tipos de indústrias. Virtualmente em qualquer empresa dedicada à produção em massa haverá pelo menos uma esteira.
Esses equipamentos, além do uso industrial, também podem servir em variados outros contextos. Por exemplo, em aeroportos, as malas são transportadas para dentro do avião com o uso de grandes esteiras motorizadas. Também há em muitos aeroportos e supermercados o uso de esteiras como forma de transportar pessoas. (Lull, 2011)
O Arduino é uma plataforma que foi criada para suprir a demanda do hobbyista ou entusiasta de eletrônica que gostaria de uma forma barata e mais fácil de usar e programar microcontroladores para seus circuitos mais complexos. Com o Arduino, aqueles que já têm algum conhecimento mínimo de programação têm um equipamento prático de utilizar sem exigir grandes