Introdução à História do Brasil
Denomina-se Período Pré-Colonial a fase transcorrida entre a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral (1500) e o primeiro projeto nitidamente colonizador empreendido por Martim Afonso de Souza (1531). A tomada de posse dos portugueses sob os territórios coloniais brasileiros foi marcada por uma ocupação lenta e gradual, principalmente por conta da situação em que Portugal se encontrava naquele momento.
A urgência portuguesa em obter lucros imediatos com a exploração mercantilista foi mais bem correspondida pelo rentável comércio oriental (através de tentativas de consolidação de pontos comerciais na África e na Ásia). Paralelamente, a aparente ausência de metais preciosos (apontada pela carta de Pero Vaz de Caminha) ou outros produtos de interesse no mercado europeu também inviabilizou a exploração imediata do território. Outros agravantes seriam o alto investimento exigido para o desenvolvimento de atividades que efetivassem o processo de colonização e o pequeno contingente populacional disponível para povoar todas as regiões descobertas. Apesar da importância secundária do Brasil naquele momento, era inegável a preocupação estatal com o reconhecimento e a proteção desse território. Diversas expedições foram organizadas para mapear o território brasileiro, procurando também riquezas que pudessem ser exploradas (expedições de reconhecimento), e ao mesmo tempo combater invasores estrangeiros (expedições guarda-costas). Essas expedições não conseguiram descobrir os tão sonhados metais preciosos e nem dar conta dos invasores eficientemente (por conta da extensão da costa), mas localizaram nos litorais brasileiros um produto de importância menor que viabilizou o surgimento de um incipiente comércio: o pau-brasil.
A exploração dessa madeira (mais especificamente do corante extraído da mesma), que já era conhecidíssima e utilizada na tintura de tecidos europeus, tornou-se a principal atividade econômica do Período Pré-Colonial. Esse