Introdução à estatística e estatística descritiva
Este trabalho tem como objetivo um melhor entendimento sobre estatística e como ela é importante nas organizações, pois fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos, podendo promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas em quase todas as áreas profissionais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições, organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade da produção de uma indústria, pesquisa eleitoral ou lançamento de produtos no mercado de consumo na indústria.
Desenvolvimento
Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.
• A estatística descritiva é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.
• A estatística inferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
Controle de qualidade (CEP)
CEP é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos e de serviços com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de problemas nos processos avaliados e, conseqüentemente estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para programarem as melhorias possíveis.
O objetivo desse artigo é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico