introdução à economia
Curso: Gestão comercial
Matéria: Economia (noturno)
Professor: Malú
Aluno: Angélica Lacerda
Ra: 20810
Fundamentos de Economia
( Marco Antonio s. Vasconcellos e Manuel Enriquez Garcia)
Resumo
Veremos aqui conceitos básicos de economia, o que é e como se divide e se aplica, e qual a sua semelhança com outras ciências humanas e exatas.
Economia é a ciência social que estuda o comportamento do indivíduo e da sociedade na escolha do emprego de recursos na produção de bens e serviços, a fim de atender as necessidades humanas. Desse modo surgem as questões pertinentes, pois essas necessidades humanas são infinitas e os recursos finitos.
O cenário mundial é preocupante, pois independente do grau de desenvolvimento do país, esses recursos são finitos. Esta é a questão primordial e central do estudo da economia, como distribuir recursos produtivos limitados, de forma a tender ao máximo às necessidades humanas. Os principais problemas econômicos:
O quê e quanto produzir?
Como produzir?
Para quem produzir?
A sociedade terá também de decidir a respeito da distribuição dos resultados de produção, logo a distribuição da renda dependerá da oferta e demanda. Isso depende do sistema econômico de cada nação, um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.
Seus elementos básicos são:
Fatores de produção – recursos humanos, trabalho, capacidade empresarial, o capital, terra, reservas naturais e tecnologia.
Complexo de unidades de produção – empresas.
Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais – base da organização da sociedade. Os sistemas econômicos podem ser classificados:
Sistema capitalista ou economia de mercado – onde predomina a livre iniciativa.
Sistema socialista ou economia centralizada ou ainda economia planificada – onde predomina propriedade pública dos meios de produção.
Os países organizam-se segundo