Introdução à contabilidade
A Igreja encontrou, então, um estilo adequado que já vinham das formas clássicas do Renascimento. Tornou o interior de suas Igrejas bem mais ricos e coloridos.
As imagens dos Santos, da Virgem Maria, do Cristo passaram a emocionar através de expressões de agonia, ternura e compaixão. Segundo um estudioso do tema 'a arte foi utilizada para propagandear em suas imagens as idéias religiosas revitalizadas e concebidas segundo o novo espírito e para transmitir sentimentos e estados de ânimo às massas devotas'.
A igreja não inventou o barroco, e sim se aproveitou das novas tendências que já vinham se desenvolvendo. O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma. Muito luxo, colorido e ouro foram usados no interior das igrejas.
Um aspecto de muita importância do barroco é o seu caráter didático, uma vez que a maioria da população era analfabeta. O uso de imagens para reprodução da Bíblia e da vida dos Santos era um recurso poderoso para a assimilação e o entendimento. Daí tanto empenho dos papas às artes.
3- Pintores barrocos italianos: A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco.
Caravaggio: Obra destacada: Vocação de São Mateus.
Andrea Pozzo: Obra destacada: A Glória de Santo Inácio.
Pintores de outros países da Europa:
Velázquez (espanhol): Obra destacada: O Conde Duque de Olivares.
Rubens (espanhol): Obra destacada: O Jardim do Amor.
Rembrandt (holandês): Obra destacada: Aula de