Introdução à administração
NOME DO ALUNO: SILAS
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
1. Stoner (1999) classifica o administrador pelo nível que ocupa na organização (de primeira linha, intermediários e altos administradores) e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais é responsável (os chamados administradores funcionais e gerais). Descreva as responsabilidades de cada um deles, bem como o nível que ocupam dentro das organizações.
Os administradores pelo nível que ocupa na organização
Os administradores de primeira linha observam e supervisionam os trabalhadores operacionais, ocupam o nível mais baixo na organização, costumam ser chamados de supervisores, sua decisões estão ligadas ao controle a atividades operacionais da empresa e seu planejamento é a curto prazo, cito como exemplo; trabalhadores da linha de montagem.
Os
administradores
intermediários
ocupam
o
nível
tático
da
administração, fazem planejamento em médio prazo, supervisionam o nível operacional e fazem planos específicos interligados ao nível estratégico. São responsáveis por áreas de finanças, gestão de pessoas e gerentes de primeira linha.
Possui a função de intermediar a exigência dos supervisores com a capacidade de seus subordinados.
Os altos administradores ocupam o nível estratégico, ou seja, o nível mais alto, chamado também de alta administração. Sua competência é resolver problemas relacionados ao planejamento e estabelecimento de objetivos. Preocupase em atingir o macro-objetivo da organização. São responsáveis pela determinação de programas e diretrizes e pela alocação de recursos. São comumente chamados
de CEO (Chief Executive Officer), Presidente, Vice-Presidente, ocupam o cargo máximo nas organizações,
O Administrador pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais é responsável Existem os administradores funcionais que se responsabilizam pela área funcional e a equipe que compõe essa área da empresa, por