“Introdução às obras de freud” de david- nasio
David-Nasio no texto Introdução ás Obras de Freud vem nos mostrar a concepção freudiana acerca do psiquismo. Em sua doutrina Freud teve o intuito de identificar a origem do sofrimento do outro, servindo-se do seu próprio eu.
O autor navega pelos conceitos fundamentais onde se originam os princípios freudianos que é o inconsciente, o recalcamento, a sexualidade, o complexo de Édipo, a identificação e a transferência no tratamento analítico, e especialmente, pela forma freudiana de agir diante aos fenômenos.
Ele vem nos mostrar que Freud formou um esquema neurológico do arco reflexo, este comporta duas extremidades: a da esquerda é uma extremidade sensível em que o sujeito percebe a excitação, e a da direita é a extremidade motora que transforma a energia recebida numa resposta imediata do corpo. Nos vivemos em constante tensão psíquica, e esse principio de redução de tenção recebe o nome de Principio de desprazer- prazer.
No psiquismo o prazer absoluto nunca é obtido, primeiro porque a fonte psíquica da excitação e tão inesgotável que a tensão e eternamente reativada, segundo porque o psiquismo não pode funcionar como o sistema nervoso e resolver a excitação através de uma ação motora imediata, capaz de evacuar a tensão, e por ultimo explica porque o psiquismo esta sempre sob tensão. Ela consiste na inversão de um valor decisivo que Freud chamou de recalcamento, que é um espessamento de energia que impede a passagem dos conteúdos inconscientes para o pré- consciente. O objetivo do recalcamento não é impedir o desprazer que impera no inconsciente, mas evitar o risco externo que o eu correria para satisfazer a exigência pulsional de maneira integral e direta.
No texto o autor mostra o ponto de vista da psicanálise em que a sexualidade humana não se reduz ao contato dos órgãos genitais de dois indivíduos, para ela sexual é toda conduta que partindo de uma região erógena do corpo e apoiando-se em uma fantasia proporciona um certo