Introdução a Radioterapia
Oncologia
Oncologia é uma modalidade da medida que estuda e trata neoplasias.
Neoplasia – Neo = novo ; Plasia = tecido
Neoplasias (tumores) são classificados em:
Neoplasia benigna: crescimento lento, células não tão diferentes das células originais, geralmente encapsuladas.
Neoplasia maligna: rápido crescimento, células bem diferentes das originais, podendo migrar para órgãos/tecidos adjacentes ou à distância (METÁSTASE). Também chamado de CÂNCER.
O desenvolvimento de neoplasias tem seu início em erros no código genético durante a reprodução celular. A parte que estuda o começo do desenvolvimento tumoral é denominada de CARCINOGÊNESE.
Existem fatores que contribuem para desenvolvimento de uma neoplasia:
Agentes promotores: pré-disposição genética;
Agentes indutores: fatores ambientais (poluição, alimentação, radiação) e fatores comportamentais (tabagismo, alcoolismo, vírus).
No sistema imunológico existem células especializadas (linfócitos “T”) que são responsáveis pelo “controle de qualidade” da reprodução celular. Com uma proteína (P53), os linfócitos induzem a célula mutante à APOPTOSE.
Radioterapia
A Radioterapia é uma modalidade da Oncologia que utiliza radiações ionizantes de alta energia (Megavoltagem) para tratamento de neoplasias. O objetivo principal da radioterapia é irradiar o volume tumoral (volume alvo) e poupar os tecidos sadios adjacentes. Esta modalidade possui duas divisões:
- Teleterapia: a fonte emissora de radiação fica a certa distância do alvo tumoral.
- Braquiterapia: a fonte emissora de radiação é posicionada perto ou dentro do voluma alvo. É importante ressaltar que a fonte é selada, não contaminando o paciente.
Equipamentos utilizados em Radioterapia
Teleterapia
Os equipamentos utilizados em Teleterapia são:
- Acelerador Linear
Figura 1: Acelerador Linear da marca Varian
Um Acelerador Linear (A.L.) é um