Cancer De Mama Trabalho 1
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Existem diversos tipos e subtipos de câncer de mama. No geral, o diagnóstico para o câncer de mama leva em conta alguns critérios: se o tumor é ou não invasivo, seu tipo histológico, avaliação imunoistoquímica e seu estadio (extensão). Nove em cada dez mulheres não conhece o risco desse tipo de câncer.
As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas de câncer de mama. Isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge com a chegada dessa idade. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente. Menstruação precoce, menopausa tardia, reposição hormonal, colesterol alto, obesidade e ausência de gravidez, são alguns dos fatores que aumentam o risco do aparecimento do câncer de mama.
A quimioterapia pode ser usada para tratar qualquer estágio de câncer de mama, incluindo os recorrentes (que surgem nas mamas pela segunda vez) e metastáticos (que atacam outras partes do corpo). Alguns tipos de câncer in situ (não invasivos) dispensam esse tratamento, pois apresentam risco muito baixo de metástases. A quimioterapia para o câncer de mama geralmente é constituída por uma combinação de drogas para matar as células cancerosas. As drogas podem ser administradas pela boca (via oral) ou por injeção na veia (intravenosa). Qualquer que seja a via, a quimioterapia é uma terapia sistêmica, já que as drogas entram na corrente sangüínea e percorrem todo o corpo. Quando iniciada após a cirurgia, a quimioterapia é chamada de adjuvante, pois complementa o tratamento principal que é a cirurgia.
É importante lembrar que todo