introdução a radiologia
Cetb
Professor: Ronaldo Evandro
Aluna: Tarcila L. Sena
Data da entrega: 06/05/2014
Introdução
Esse trabalho falara um pouco sobre os equipamentos radiológicos tais como:
Mesa de exames;
Grade Antidifusora;
Imagem Radiográfica;
Mesa de Comanda.
Mesa de exames
A mesa de exame é importante por dois motivos:
Sustentar o filme radiográfico, suportar e posicionar o paciente. Além disso ela tem é feita com materiais que minimizam a filtração dos fótons assim evita que a dose no paciente seja incrementada para obtenção da mesma qualidade de imagem.
Uma outra forma de obter qualidade na imagem é forrando a mesa de exames com um lençol hospitalar ou lençol tipo papel toalha, isso além de aumenta a qualidade da imagem pois diminui o aparecimento de artefatos no filme radiográfico, também contribui pra higienização e desinfectação da mesa de exames. A mesa também pudera ser limpa com álcool e o lençol do pode se trocado a cada paciente para melhor higienização e desinfectação da mesa de exames.
A mesa de exame pode ser dividida de acordo com sua movimentação em: mesas fixas, mesas com movimento transversal, mesas com movimentos total e mesas com movimentos vertical.
As mesas fixas como o nome mesmo já diz elas com se movem, o cabeçote é que se alinha com a anatomia em movimentos longitudinais e transversais. As mesas com movimento transversal movimenta-se apenas para frente e para trás na direção do técnico, ao longo da largura da mesa, o posicionamento da anatomia em relação ao cabeçote se dá pelo movimento do comprimento da coluna que sustenta o cabeçote. Nas mesas com o movimento total ela se movimenta tanto longitudinalmente quanto lateralmente. Geralmente o cabeçote e o porta-chassi são fixos e as mesas com movimentos e nas mesas com movimento vertical a mesa gira no sentido horário, até ficar de pé, o que facilita a execução de