INTRODUÇÃO A RADIOLOGIA
Introdução a Radiologia (Fundamentos de Radiologia)
Os princípios físicos dos raios-X foram descobertos por Wilhelm Conrad Roentgen em 1895, na Alemanha, esta descoberta marcou o início de uma nova era de diagnóstico na Medicina. William Crookes havia desenhado o tubo que Roentgen utilizou para produzir os raios-X. Estes raios foram chamados de x, pois não era conhecido este tipo de radiação, que atravessava madeira, papel, e até o corpo humano. Sua descoberta valeu-lhe o prêmio Nobel de Física em 1901. Na época - começo do século XX - ocorreu uma revolução no meio médico, trazendo um grande avanço no diagnóstico por imagem.
“Um grande número de invenções verdadeiramente notáveis ocorreram no século XIX, mas o descobrimento de
Roentgen fascinou o publico de modo especial –ele proporcionou um meio de: sem cortar, nem abrir, explorar o corpo humano”.
(GRAHAM FARMELO)
O que é a Radiologia?
Radio= Radiação, logia= estudo
A radiologia é uma ciência que estuda as radiações e a aplicação das mesmas, tanto na área industrial, quanto na área médica, na área médica divide-se em Radiodiagnóstico e Radioterapia.
O que é Radiação?
É um tipo de energia (tudo que irradia), que vai de um ponto ao outro, com ou sem energia, divide-se em eletromagnéticas e corpusculares.
O que é o raio-X (Rx)?
O raio-X é uma onda eletromagnética, como a luz visível, as ondas de rádio, os raios infra-vermelhos, e os raios ultra-violetas. As ondas eletromagnéticas tem como características: a sua freqüência e o seu comprimento de onda, sendo estas duas características inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a freqüência menor o comprimento de onda. A energia de uma onda é diretamente proporcional à sua frequência.
Como o raio-X é uma onda de alta energia, o seu comprimento de onda é muito curto da ordem de 10–12 m (um picômetro) e sua freqüência é da ordem de 1016 Hz. Com este comprimento de onda muito curto, estes raios tem a