Introdução a psicologia
Pretendemos responder de forma satisfatória a questão “De que forma o gênero influencia na escolha da psicologia como profissão?” utilizando, como dito anteriormente, entrevistas e questionários, bem como referencial teórico de valor científico.
Temos por objetivo geral verificar a influencia do gênero na escolha da Psicologia como profissão e por objetivos específicos: verificar a porcentagem de aceitabilidade da Psicologia entre os vestibulandos; verificar a porcentagem de homens e mulheres para avaliar se há uma feminização da Psicologia em Teresina; verificar as preferências profissionais masculinas e femininas; verificar como o gênero pode influenciar na escolha profissional.
Nossa pesquisa é de grande importância, pois há poucos artigos publicados ou estudos desenvolvidos no sentido de descobrir porque há uma feminização da Psicologia. E em um período histórico em que as mulheres invadem o mercado masculino é chegado o momento de incentivarmos a invasão masculina na Psicologia. Pois sem essa divisão de gênero é provável que a nossa ciência passe a ser mais valorizada.
Segundo algumas pesquisas essa divisão de gênero pode ter sido ocasionada pela sociedade machista e pela supervalorização da maternidade. Um estudo feito no Rio Grande Norte mostra que, além de haver muito mais mulheres do que homens na nossa profissão, elas ganham menos e trabalham em áreas mais novas e menos valorizadas, enquanto eles trabalham mais, ganham mais e atuam em áreas tradicionais como a clínica e a Psicologia do trabalho.
Mesmo com poucas pesquisas encontradas a respeito da temática, nada foi encontrado a nível estadual no Piauí como um todo, nem na capital Teresina. Isso apenas ressalta a importância deste presente material e