INTRODUÇÃO A PRÉ HISTORIA
A pré historia , foi o período no qual não foi registrado nenhum documento escrito,pois é exatamente a época anterior à escrita. Nossos estudos são baseados em resultados de pesquisas de antropólogos e historiadores.
Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam belas pinturas em paredes, chamadas de arte rupestre, eles representavam na pintura os animais e pessoas da época. Uma das explicações mais freqüentes é que essas obras seriam como parte de um ritual de magia. No qual, acreditava-se que “aprisionando” a imagem do animal, teria poder sobre si. Assim, se o representa-se mortalmente ferido no desenho, conseguiria abatê-lo na vida real. É claro que isto é apenas uma hipótese, pois não há como comprová-la.
As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da Franca e sul da Itália. Já na França encontra-se o maior numero de obras pré históricas e estão até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira lascaux e Castilho.
Os artistas daquela época não só pintavam como também faziam esculturas. Nota-se nessas obras o predomínio da figura feminina e a ausência da figura masculina. Entre esses trabalhos, destaca-se a “Venus de Willendorf” .
A principal característica dos desenhos e pinturas do período é o naturalismo, ali o artista representava as cenas do seu dia a dia , os seres de modo como os via, isto é reproduzia a natureza tal qual sua visão captava. Com isso, ele utilizava imagens carregadas de traços fortes, que expressavam a idéia de vigor, para poder representar os animais que temia, ou os grandes animais que caçavam .
Toda essa arte produzida na pré historia possuía uma utilidade, cotidiana, material ou mágico-religiosa. Portanto, podemos ver que os homens das cavernas foram capazes, mesmo sem a escrita, de passarem em formas de figuras, símbolos e pinturas, o que eles