introdução a prática de laboratório
TÉCNICO EM QUÍMICA
INTRODUÇÃO A PRÁTICA DE LABORATÓRIO
INSTITUTO EDUCACIONAL BARREIRO GRANDE
TÉCNICO EM QUÍMICA
BRENDA LUANA DE SOUZA BARROS
INTRODUÇÃO A PRÁTICA DE LABORATÓRIO
Trabalho apresentado a disciplina de Química Orgânica a nível médio, da escola
Instituto Educacional Barreiro Grande, com requisito de avaliação, e informações sobre o estudo apresentado.
INTRODUÇÃO
PRÁTICA DE LABORATÓRIO
O objetivo da prática de laboratório é preparar, através de conhecimentos específicos sobre as práticas da química orgânica sua importância diária nos laboratório de análises química permitindo ao aluno uma compreensão das metodologias e ao mesmo tempo, fornecendo-lhe a capacidade de absorver gradativamente os conceitos fundamentais e compreender os critérios e conhecer técnicas de extração, separação e purificação de compostos apresentados.
TUBO DE ENSAIO
Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possuem um borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipienteComo exemplo de um procedimento realizado num tubo de ensaio, tem-se a identificação de produtos vendidos comercialmente e que contém compostos de amônio. Estes produtos, quando aquecidos e com a adição de uma base forte, como a NaOH, libertam o amoníaco gasoso.
A experiência consiste no aquecimento do tubo de ensaio com produto comercial. Após o aquecimento, pode-se identificar a presença de compostos de amônio de várias formas, como a aproximação do tubo de ensaio aquecido com o papel tornassol que, em presença de compostos de amônio, se tornará azul.
Outra forma de identificar a presença de compostos de amônio