Introdução a programação
Portanto, era necessário que as válvulas fossem substituídas por um novo componente menor e mais barato. As pesquisas militares começavam a ficar cada vez mais complexas e demandavam que os computadores tivessem seu tamanho reduzido e pudessem trabalhar em frequências maiores. As válvulas não eram capazes disso, levando os cientistas a procurarem outros componentes.
O transistor foi criado em 1948 como resultado das pesquisas conjuntas de três físicos, John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley e foi considerado tão importante que levou o trio a ser laureado com o Nobel de Física pelo seu feito apenas oito anos depois, em 1956. Ele consiste de uma partícula de material semicondutor como o silício à qual foi agregada uma pequena porção de um tipo determinado de impureza, como o germânio. Esta impureza faz com que o material passe ou a conduzir corrente de forma semelhante a um condutor verdadeiro, com baixíssima resistência elétrica, ou a impedir completamente sua passagem, como um isolante, dependendo das circunstâncias.
A grande vantagem dos transistores em relação às válvulas foi demonstrada em 1958, quando Jack Kilby, da Texas Instruments, desenvolveu o primeiro circuito integrado, consistindo de um transistor, três resistores e um capacitor, implementando um oscilador simples. A partir daí, via-se a possibilidade de criação de circuitos mais complexos, utilizando integração de componentes. Isto marcou uma transição na história dos transistores, que deixaram de ser vistos como substitutos das válvulas e passaram a ser encarados como dispositivos que possibilitam a criação de circuitos complexos, integrados.
Funcionamento
Emissor e coletor são conectados em série a um circuito