Introdução a metodologia científica
Nesse trabalho serão estudadas as novas tecnologias empregadas na pavimentação industrial, com evidência em seus componentes e sua execução. A ANAPRE – Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho – (2009) define pisos industriais como sendo o elemento estrutural com a finalidade de resistir e distribuir os esforços verticais provenientes dos carregamentos ao subleito.
O levantamento de cada um de seus elementos de sua composição, suas características, seus desempenhos, sua interação com os demais materiais, além da escolha de materiais adequados para cada local a ser empregado – uma vez que, alguns locais de aplicação exigem pisos com características especiais - é essencial para produção de um pavimento industrial de qualidade.
Após levantamento desses dados, é possível avaliar os métodos de aplicação e materiais mais adequados e sugerir as soluções mais apropriadas para os problemas levantados, garantindo assim, maior durabilidade, menor tempo de execução e menores custos com aplicação e manutenções. Com a posse desses dados, é possível iniciar um estudo que visa atender as necessidades da sociedade conforme explica Paulo S. F. Oliveira em reportagem a Revista Pisos Industriais, 1º ed., no ano de 2003: “Com crescimento e reorganização do setor industrial, sobretudo valorizando-se a evolução das práticas empresariais e os sistemas de logística e operação, o mercado de pavimentação industrial foi bastante solicitado, necessitando de implantação de novas tecnologias e sistemas para atender essa demanda.”
Apesar da apresentação de alguns dados em relação aos métodos de dimensionamento e dados de carregamentos este trabalho não tem o propósito de apresentar informações específicas sobre esses assuntos devido à extensão do tema e a variedade de metodologias de cálculos para cada sistema de piso.
Este trabalho será apresentado de acordo com o desencadeamento da execução dos pavimentos, sendo primeiramente enfatizado o conhecimento