introdução a estatística
1 – Considerações gerais
A estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
A estatística serve para aplicar seus conceitos no auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas, justificando cientificamente as decisões.
Em geral, é aceita a divisão da estatística em dois grandes grupos: estatística descritiva e indutiva.
Estatística Descritiva: corresponde aos procedimentos relacionados com a coleta, elaboração, tabulação, análise, interpretação e apresentação dos dados.
Estatística Inferencial: é a parte da estatística que se baseando em resultados obtidos da análise de uma amostra da população procura inferir, induzir ou estimar as leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirada.
2 – Conceitos Básicos
População: um conjunto de elementos com uma característica comum, que delimita quais os elementos que pertencem ou não à população.
Exemplos: conjunto de pessoas com mais de 30 anos conjunto de cidades com mais de 50.000 habitantes
Amostra: é um subconjunto de indivíduos da população alvo.
Exemplos: População: os artigos produzidos por uma máquina em dado dia Amostra: 10 desses artigos escolhidos para inspeção
População: os salários correspondentes aos 600 funcionários da fábrica
Amostra: os 36 salários dos funcionários selecionados
A característica que nos interessa analisar dá o nome de variável. As características ou variáveis podem ser dividas em dois tipos: qualitativas e quantitativas.
Variáveis qualitativas: Quando o resultado da observação é apresentado na forma de um atributo ou qualidade. Exemplos: Setor de atividade econômica, cor dos olhos, cor do oceano, e outros. Variável qualitativa nominal: São aquelas cujas respostas podem ser encaixadas em categorias, sendo que cada categoria é independente, sem nenhuma relação com as outras: sexo (masculino, feminino), raça (branco, preto,