Introdução a Estatística
O método estatístico, diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas causas presentes variando-as, registrado essas variações e procurando determina, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.
A Estatística é a parte da matemática Aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
Fases do Método Estatístico.
Coleta de dados. Após cuidadoso planejamento e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno coletivamente típico que se quer pesquisar damos inicio a coleta de dados numéricos necessários à sua descrição.
Críticas dos Dados.
Obtidos os dados, eles devem ser cuidadosamente criticados, à procura de possíveis falhas e imperfeiçoes, afim de não incorremos em erros grosseiros ou de certo vulto que possam influir sensivelmente nos resultados.
Apuração dos dados
Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação. Pode ser manual, eletromecânica ou eletrônico.
Exposição ou apresentação dos dados
Por mais diversa que seja a finalidade que se tenha em vista, os dados devem ser apresentados sob forma adequada (tabelas ou gráficos), tornando mais fácil o exame daquilo que está sendo objeto de tratamento estatístico.
Analise dos resultados
Fazemos uma analise dos resultados obtidos, através dos métodos da Estatística, que tem por base a indução ou interferência, e tiramos desses resultados conclusões e previsões. 3.6 Variável: conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.
Variáveis Aleatórias: são definidas como uma função que associa valores reais aos eventos de um espaço amostral Classificadas em discretas ou contínuas. Discretas: São as variáveis que admitem um número finito de valores ou uma quantidade enumerável de valores.
Exemplos: O lançamento de dois dados,