Introdução a ergonomia
Ergonomia é um conjunto de disciplinas que estudam o trabalho quando a interação entre os seres humanos e máquinas, o principal objetivo da ergonomia é aplicar as técnicas de adaptação entre o homem e seu local de trabalho, tendo eficiência formas e focando na segurança e na saúde do trabalhador.
Definição
Para entender a ergonomia devemos saber sua definição, nesse contexto em questão a vários conceitos de ergonomia feita por vários escritores e estudiosos. Aqui estão algumas definições mais usadas para a área:
Para Wisner (1987), a "ergonomia constitui o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao ser humano e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia".
A ergonomia é definida por Laville (1977) como "o conjunto de conhecimentos a respeito do desempenho do ser humano, em atividade, a fim de aplicá-los à concepção de tarefas, dos instrumentos, das máquinas e dos sistemas de produção".
De acordo com Hendrick (1994), a ergonomia, em termos de sua tecnologia singular, pode ser definida como "o desenvolvimento e aplicação da tecnologia de interface do sistema ser humano-máquina. Ao nível micro, isso inclui a tecnologia de interface ser humano-máquina, ou ergonomia de hardware; tecnologia de interface ser humano-ambiente, ou ergonomia ambiental, e tecnologia de interface usuário-sistema, ou ergonomia de software (também relatada como ergonomia cognitiva porque trata como as pessoas conceitualizam e processam a informação). Num nível macro temos a tecnologia de interface organização-máquina, ou macroergonomia, que tem sido definida como uma abordagem top-down do sistema sócio-técnico".
Ilda (1993) define a ergonomia como "o estudo da adaptação do trabalho ao ser humano". Neste contexto, o autor alerta para a importância de se considerar além das máquinas e equipamentos utilizados para transformar os materiais, também toda a situação em que ocorre o