13639 16614 1 PB
4694 palavras
19 páginas
Química fina: sua origem e importânciaJOÃO VALDIR COMASSETO
ALCINDO APARECIDO DOS SANTOS
comasseto.indd 68
08.02.08 11:21:49
INTRODUÇÃO
A química, embora não na sua atual concepção, fascina o homem há milhares de anos. Sabe-se que há mais de
12.000 anos o homem já trabalhava os metais. Duas eras da história da humanidade foram marcadas pelo domínio da tecnologia para produção de objetos metálicos, a idade do bronze e a idade do ferro. Fala-se que vivemos hoje na idade do plástico…
Vem de longe a tentativa do homem de prolongar a vida usando substâncias químicas, que eram manipuladas inicialmente por magos, mais tarde por alquimistas, que procuravam o elixir
JOÃO VALDIR
COMASSETO é professor titular do Instituto de
Química da Universidade de São Paulo e membro da Academia Brasileira de
Ciências.
ALCINDO APARECIDO
DOS SANTOS é professor adjunto do
Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos.
da longa vida, e finalmente, de forma racional, pelos químicos, que ao longo do século XX prepararam substâncias que contribuíram para que a expectativa média de vida humana em algumas sociedades tecnologicamente mais avançadas passasse de cerca de 50 anos para cerca de 80 anos. Os atuais medicamentos constituem o elixir da longa vida tão procurado pelos alquimistas.
Nunca é demais lembrar que há pouco mais de 50 anos, antes da popularização dos antibióticos, um simples ferimento poderia levar à mor te por infecção bacteriana. A importância da química é hoje tal, que ela é considerada a ciência central, conforme ilustrado na Figura 1. Como podemos ver, para fazer química, necessitamos da matemática e da física, e para
comasseto.indd 69
08.02.08 11:21:49
FIGURA 1
Química, a ciência central
Matemática
Física
Biologia
Química
Medicina
Ciência dos materiais
bem praticar a farmacologia, a medicina e a biologia, etc. é hoje imprescindível o conhecimento aprofundado da química em todos os aspectos.
A transformação de uma substância em outra é o objeto do