Introdução a Engenharia
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1. Discuta e escreva as diferenças que vocês estão percebendo entre o curso médio e o universitário. Discuta por exemplo, o que cada um está fazendo para se adaptar a esse novo sistema.
2. Reflita a cerca dos motivos que os levaram a cursar engenharia. Escreva numa folha, um resumo de suas conclusões.
3. Enumere ao menos 05 bons motivos que justifiquem por que devemos levar nossos estudos a sério.
4. Desenvolva no mínimo 10 atividades que poderiam contribuir para uma boa formação acadêmica.
5. Faça seu horário de estudo.
CONCLUSÃO COLETIVA
1. Perceptivelmente se destaca em cada indivíduo do grupo o afinco e a plena disposição a dedicação aos estudos no nível universitário. A maturidade pessoal e a necessidade de qualificação profissional para um bom posicionamento no mercado são os principais propulsores na mudança de visão entre os dois níveis.
Outro grande diferencial entre os patamares estudantis é forma de aplicação do conteúdo. No nível médio, os professores exercem o papel de fiscais, exigindo a absorção do conteúdo aplicado. Já no nível superior, os professores ressurgem com conteúdos específicos a formação escolhida e se colocam como auxiliadores dos futuros profissionais, fazendo com que os alunos assumam uma nova postura e desenvolvam autonomia para o alcance do pleno conhecimento.
A adaptação a este novo sistema tende a ser absorvida de forma gradual, e cada qual a medida de seus objetivos e necessidades. Outra tendência natural ao comprometimento universitário é a própria maturidade, pois a partir do vestibular assumimos um outro papel junto a sociedade, que é a responsabilidade de exercer com excelência a formação escolhida.
Nosso grupo menciona várias adaptações a serem incluídas em seu cotidiano, dentre elas destacamos a