introdução a eng
Existem algumas técnicas com aplicações fáceis que assistem muito no processo criativo, logo após identificarmos o problema, algumas técnicas podem ser usadas para trazer várias alternativas, abaixo são citadas algumas delas:
• Aumentar cada vez mais os nossos conhecimentos;
• Fazermos uma tentativa consciente de eliminar as condicionantes e romper as barreiras que restringem a busca de alternativas;
• Exercer o esforço necessário na busca de soluções, pois não se atinge o poder criador sem esforço mental;
• Adotar uma atitude inquisitiva, fazendo perguntas persistentemente;
• Procurar ideias em problemas análogos;
• Consultar outras pessoas como, engenheiros, técnicos, vendedores, clientes, para colher informações e sugestões.
Algumas técnicas de estimulo a criatividade
BRAINSTORMING. Talvez seja a técnica mais conhecida e aplicada que traz os melhores resultados. Ela é um termo inglês que significa "tempestade cerebral" e esta técnica pode ser aplicada em qualquer fase do desenvolvimento do projeto e tem por objetivo estimular um grupo de pessoas a detectar necessidades, produzir ideias ou propor soluções.
QUEBRA DA ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA. Esta técnica visa a romper os condicionamentos de situações e lugares usuais, através da simulação de um ambiente completamente novo, submetido a novas regras e caracterizado por situações especiais.
INVERSÃO. Esta técnica normalmente é empregada para encontrarmos novas soluções para um problema atual. Ela consiste, basicamente, em observar um problema de uma forma completamente diferente do habitual.
ANALOGIA. Através desta técnica, soluções de problemas são sugeridas a partir de situações semelhantes encontradas na natureza ou em áreas diferentes das do nosso campo de trabalho. Esta técnica exige para que seja eficaz um conhecimento em vários ramos, como biologia, fisiologia, folclore, mitologia ou ficção científica.