Introdução a Eng.
Consiste na transformação do maciço rochoso em produto final acabado. Para tanto, deve-se obedecer sequencialmente às diferentes operações unitárias do processo, que são a descoberta, perfuração da rocha, colocação de explosivos e desmonte primário da rocha por explosivos, desmonte secundário da rocha (drop-ball”), carregamento e transporte para o beneficiamento. Assim temos.
Descoberta é a retirada da camada vegetal eventualmente existente sobre a rocha, a fim de torná-la apta para a fase de furação. A descoberta é feita com máquinas carregadeiras ou escavadeiras e caminhões basculantes, que transportam e depositam em outro local o inerte removido.
Perfuração da rocha, através de uma perfuratriz pneumática sobre esteiras alimentada por compressor de ar, perfura-se a rocha deixando-a pronta para a colocação de explosivos.
Colocação de explosivos, nos furos sobre a rocha realizados, coloca-se explosivos na quantidade previamente calculada, tornando-a apta para o acionamento e respectivo desmonte.
Desmonte Primário – Detonação por fogo
Nesta etapa, é acionada a detonação de explosivos introduzidos na rocha, fragmentando-a em inúmeros blocos menores.
Desmonte Secundário da rocha
Após o desmonte primário os blocos de rocha resultantes, maiores do que o “gape” do britador primário (no nosso caso é de 120 cm de diâmetro), sofrem uma operação de desmonte secundário, através do uso de uma esfera de aço-manganês de 3 toneladas (“DROP-BALL”), lançada por sobre os blocos maiores através de escavadeira hidráulica, provocando o seu fraturamento.
Transporte para o britador Após o desmonte secundário, os blocos de rocha (“run-of-mine”) são carregados, por escavadeira hidráulica sobre esteiras ou pá carregadeira sobre pneus, em caminhões basculantes e transportados até a área de beneficiamento.
Britagem Fase Primaria
Nesta etapa, o material é descarregado no alimentador vibratório com grelha para escalpe, de onde se dirige para o britador