Introdução a eletrotecnica
1. Resoluções de Circuitos em corrente contínua
Definições:
a) Bipolo – é qualquer dispositivo elétrico com dois terminais; Ex.: Resistor, indutor, capacitor, gerador, etc. Símbolo do bipolo:
b) Circuito Elétrico – A conexão de dois ou mais bipolos elétricos forma uma rede e, se a rede possui pelo menos um caminho fechado, pelo qual pode circular uma corrente, tem-se um circuito elétrico.
c) Gerador de Tensão Contínua – é um dispositivo elétrico que impõe uma tensão entre seus terminais, qualquer que seja o valor da corrente. Símbolo do Gerador de tensão contínua:
d) Gerador de Corrente Contínua – é um dispositivo que impõe uma corrente, qualquer que seja o valor da tensão aplicada aos terminais. Símbolo do Gerador de corrente contínua:
e) Associação de Bipolos em Série – é um conjunto de bipolos ligados de tal maneira que a corrente que passa por um bipolo, obrigatoriamente, passa pelos outros.
f) Associação de bipolos em paralelo – é um conjunto de bipolos ligados de tal maneira que a tensão aplicada a um é, obrigatoriamente, aplicada aos outros.
g) Ligação de Bipolos em Estrela – é um conjunto de três bipolos ligados de acordo com a figura abaixo
h) Ligação de Bipolos em Triângulo (delta) – é um conjunto de três bipolos ligados conforme com a figura abaixo
Leis dos circuitos: o processo de resolução de circuitos em corrente contínua baseia-se nas seguintes leis da Física:
a) Lei de Ohm: [pic] ou V = RI
(Conceitos preliminares para as Leis de Kirchhoff): O ponto de conexão entre dois ou mais bipolos é conhecido como nó. O trecho de circuito, compreendido entre dois nós, contendo um elemento simples de circuito, é conhecido como ramo.
b) 1ª Lei de Kirchhoff (lei das correntes): A soma das correntes que entram em um nó é igual à soma das correntes que saem do nó, consideradas todas no mesmo instante.
I3 + I5 = I1 + I2 + I4 I3 + I5 – I1 –