Análise :bairro da ondina - salvador x paisagens mecânicas.
Conhecido por abrigar a região responsável por parte da maior festa de rua do mundo e um dos mais visitados cartões postais de Salvador, o bairro Ondina é atualmente um dos mais importantes no que se tange a economia, á trafego de veículos e principalmente a status na cidade. Possuindo um dos metros quadrados mais caros da cidade, o bairro é conhecido pela grande quantidade de hotéis e de belas paisagens.
O presente trabalho foi realizado baseado no capitulo “Quadros Mecânicos” da obra “Paisagens Urbanas” de Nelson Brissac, e tem como objetivo principal abordar a visão do urbano sob uma ótica desconhecida pelos alunos até o momento, trabalhando não só a sua capacidade de compreender a cidade, como também o olho clínico em relação ao ambiente urbano, classificando os mínimos detalhes que estão presentes a sua volta.
Constituindo o processo metodológico, o trabalho foi divido em três etapas distintas: A primeira, e mais importante, foi a de leitura e compreensão do texto escrito por Brissac, e determinar quais eram as principais ideias empregadas pelo autor e transforma-las em critérios avaliativos bem definidos que seriam utilizados na etapa posterior. A segunda etapa consistiu em uma pesquisa sobre os antecedentes do bairro, sua localização, sua área, seus limites, e em uma visita desorganizada ao bairro, onde os critérios definidos pela primeira etapa iriam ser colocados à prova. A terceira etapa é a de analise dos dados coletados e das fotos tiradas durante a visita. Nesta analise irão ser demonstrados os aspectos estéticos do bairro, e com a ajuda do capitulo determinado em sala, uma melhor compreensão dele.
Desenvolvimento
Na primeira etapa, o capitulo “Quadros Mecânicos” foi à base para a formulação de novos aspectos de análise. Apesar de ser bastante denso e confuso, o texto aborda em cerca de quarenta páginas o desenvolvimento da capacidade humana de contemplação da paisagem urbana.
O capítulo começa com uma abordagem sobre a paisagem