Introdução a economia
Claudelene Castro Quinalha
ECONOMIA POLÍTICA
Maringá
2011
QUESTÕES
(1) Com Robbins, 1932, surgiram os elementos fundamentais das definições contemporâneas de Economia 1. Escassez de recursos, 2. Escolha de fins e 3. Necessidades humanas ilimitadas. Explique cada um desses elementos e dê uma definição de economia que os levem em consideração.
A sociedade (conjunto de pessoas) tem também necessidade coletivas, tais como estradas, defesa, justiça. O mesmo ocorre individualmente com as pessoas, que também têm mais necessidade do que meios para satisfazê-las. A economia se ocupa das questões relativas à satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade.
A economia estuda a forma pela qual os indivíduos fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade, ou seja, a maneira como indivíduos alcançam o nível de bem-estar material mais alto possível a partir dos recursos disponíveis. Assim, a economia somente se preocupa com as necessidades que são feitas por bens econômicos, ou seja, por elementos naturais escassos ou por produtos elaborados pelo homem.
A definição de economia contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica, escolha; escassez; necessidades; recursos; produção e distribuição.
Independente de sociedades os recursos produtivos ou fatores de produção (mão-de-obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Enquanto, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, devido ao crescimento populacional e do desejo de aumento do padrão de vida. Mas, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades coletivas.
Um dos problemas econômicos é a escassez de recursos e este se contrapõe as necessidades humanas