Anatomia das rosas
A rosa (Rosa spp) é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.
Anatomia e Fisiologia
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares devariedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
Constatou-se que a folha é hipoestomática, com estômatos anomocíticos. O mesófilo é do tipo dorsiventral, apresentando duas camadas de parênquima paliçádico e de cinco a sete de parênquima lacunoso, onde são encontrados feixes vasculares colaterais. Há presença de cristais de oxalato de cálcio do tipo drusa. O caule apresenta epiderme unisseriada com acúleo típico do gênero Rosa e recoberta por cutícula espessa. Abaixo desta encontra-se faixas de colênquima lamelar intercalados com parênquima clorofiliano regular, feixes vasculares colaterais e medula parenquimática.
.Utilização das flores
• As rosas vermelhas
As rosas vermelhas no chão são símbolo de amor, um simples amigo as pode enviar lisonjeando a beleza e o respeito que os une. Trata-se duma das cores mais excitantes e apaixonadas da rosa. Os jovens apaixonados costumam escolher a rosa vermelha para