Introdução a economia
Adam Smith (1723-1790) nasceu na cidade de Kirkclady, Escócia. Estudou ciência moral e política e linguas na Balliol College de Osford. Em 1752 recebeu a cadeira de Filosofia Moral, que oculpou por 12 anos. Em 1776 publicou sua obra, An inquiry into the nature and causes of wealth of naturations, o sucesso do livro foi imediato e estabeleceu definitivamente o prestígio de Smith.
INFLUÊNCIAS IMPORTANTES
O pensamento de Smith recebeu várias influências importantes. A primeira foi o período conhecido como Iluminismo. A segunda influência que Smith recebeu foi dos fisiocratas, especialmente de Quesnay e Turgor. Francis Hutcheson, instrutor de Smith na Glasgow College, foi a terceira influência significativa que Smith recebeu. Finalmente, Smith foi influenciado por seu amigo David Hume, que contribuiu para o desenvolvimento intelectual e as ideias econômicas de Smith.
A TEORIA DOS SENTIMENTOS MORAIS
The thepry of moral sentiments representava suas ideias introdutórias. A solidariedade, afirmou Smith, supera até mesmo o egoísmo. A solidariedade desperta nosso interesse pelo sucesso dos outros e faz a felicidade deles necessária para nós. De acordo com Smith, há paixões não sociais e sociais. Por exemplo, o ódio e o ressentimento são não sociais. As paixões sociais são a generosidade, a bondade, o carinho, a misericórdia e a mútua relação de amizade e estima.
Na passagem no livro The wealth of nations, Smith declara que os ricos tendem a economizar e a reinvestir, portanto consomem menos do que os trabalhadores. Os ricos compartilham o produto de todos os seus melhoramentos com os trabalhadores mais pobres, embora eles estejam preocupados somente com sua própria conveniência, embora o único fim que eles proponham dos trabalhos de todos os milhares que empregam seja a gratificação de sua própria vaidade e dos seus desejos insaciáveis.
A RIQUEZA DAS NAÇÕES
O tratado econômico de 900 páginas de Smith surgiu em 1776. Foi o