Introdução a Economia
Disciplina: Introdução à Economia / Coordenador: Gil Bracarense Leite
Valor: (1,0 ponto: 0,5 cada) (Prazo: 17/10 – Segunda-Feira)
Orientações:
Obrigatoriamente, cada resposta deve conter no mínimo dez linhas.
É obrigatório que cada resposta contenha a(s) bibliografia(s) no qual você baseou sua pesquisa.
Podem ser usadas fontes de internet, jornais, livros ou revistas.
1. Descreva o papel do Banco Central, apontando suas principais funções e características. Pesquise – em fontes como internet, livros, etc. – sobre o que trata a discussão acerca da “Independência do Banco Central”. Comente sobre o tema e opine se a atuação do Banco Central deve, ou não, estar isenta de influência política.
Um banco central é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. Além disso tem como objetivo definir as políticas monetárias (taxa de juros e câmbio, entre outras) e aquelas que regulamentam o sistema financeiro local. O banco faz isso interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papéis do tesouro, regulando juros e avaliando os riscos econômicos para o país.
O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, ele foi criado para desempenhar o papel de "banco dos bancos".
Ele tem como missão institucional a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro. Além disso, o Banco Central do Brasil é também provedor de serviços de liquidação e nesse papel ele opera o STR e o Selic, respectivamente um sistema de transferência de fundos e um sistema de liquidação de operações com títulos públicos.
Entende-se como Independência a capacidade do Banco Central em não ceder diante das forças políticas para monetizar grandes déficits orçamentários, ou seja, a necessidade de