Introdução a economia
Vamos entender sobre o tema de uma forma um pouco mais elaborada, motivo pelo qual aproveito para reproduzir as definições, com algumas alterações destinadas a facilitar a compreensão, os conceitos de Neoliberalismo.
Podemos definir o Neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. Neoliberalismo no Brasil e no mundo: o que é?
Neoliberalismo é o nome que se deu a uma doutrina surgida em 1938, conforme Paul Hugon, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Do ponto de vista puramente ideológico o Neoliberalismo representa uma reação contra os ataques sofridos pelo liberalismo por parte dos intervencionistas e dos socialistas por mais de um século.
Neoliberalismo é algo que poderíamos chamar de uma doutrina econômica voltada a examinar os resultados das numerosas experiências de aplicação dos sistemas de intervenção no mercado, focalizando essencialmente o mecanismo de preço. O neoliberalismo procura mostrar ser impossível uma planificação integral. Planificada é aquela economia em que existe um planejador central (governo) que estabelece o que deve ou não ser produzido, assim como o quanto se deve produzir.
Por outro lado, em um regime que possa ser classificado como de liberdade, o empreendedor faz seu cálculo com base nos preços de diferentes fatores (mão de obra, insumos, capital), estabelecendo, então, o preço de custo do seu produto, de acordo com o qual procurará determinar o preço de venda. O produtor irá fazer de tudo para ajustar, o máximo possível, a produção ao consumo.