Introdução a contabilidade.
Contabilidade Introdutória
Prof. Rômulo Martins
I Semestre. Ciências Contábeis
II Unidade
Balanço Patrimonial: Aprofundamento nos Grupos Contas do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
1- Ativo Circulante: O Ativo Circulante é o primeiro grupo de contas do Ativo. A recomendação legal de que os bens e direitos sejam classificados no Ativo na ordem do grau de liquidez decrescente faz com que, no Ativo Circulante, estejam posicionados, após o disponível, os itens que se converterão em dinheiro mais rapidamente (até o final do exercício subsequente). O Ativo Circulante é o grupo de maior liquidez no Ativo da empresa.
Componentes do Ativo circulante:
Os valores classificáveis no Ativo Circulante são:
1-Disponíveis:
- Caixa.
- Depósito Bancário a Vista ( Bancos conta Movimento ) - Aplicações Financeiras.
2-Bens e Direitos Realizáveis a Curto Prazo
- Duplicatas a Receber.
- Estoques
- Outros Valores.
Critérios de Avaliação do Ativo Circulante
A avaliação do Ativo circulante, assim como a dos outros Ativos, está sujeita aos preceitos estabelecidos na lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76), como também aos princípios de contabilidade abordados na I Unidade.
Todos os itens do Ativo são registrados por seu valor de custo, seja ele custo de aquisição ou custo de fabricação (no caso de indústria) – Registro pelo Valor Original.
Ativo Não Circulante
Realizável a Longo Prazo ( RELP ) Os componentes do RELP são: Contas a Receber a Longo Prazo. Outro grupo do Ativo Não Circulante é o Ativo Permanente. O Ativo Permanente divide-se em três grupos: Investimentos, Imobilizado e Intangível.
Imobilizado.
Para classificarmos um bem no Ativo Imobilizado são necessários três características: a) Natureza Relativamente Permanente. b) Ser utilizado na operação dos negócios. c) Não se destinar à venda.
Subtrações do Imobilizado