Introdução a contabilidade
1.1 – CONCEITO “Contabilidade é a ciência que estuda e controla o Patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorrido, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela Contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa, conhecidos como usuários da informação contábil. Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro.
1.2 – APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
A Contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia). O enfoque desta disciplina á a Contabilidade Geral, também conhecida como Contabilidade Financeira, que pode ser aplicada a diversos ramos de atividades. Existem campos específicos da Contabilidade, que possuem normatização e estrutura própria. Podemos citar como exemplos:
Contabilidade Comercial
Contabilidade Atuarial
Contabilidade Bancária
Contabilidade Tributária (ou Fiscal)
Contabilidade Pública
Contabilidade Industrial (ou de Custos)
Contabilidade Ambiental
Contabilidade Internacional
Contabilidade Agropecuária
Etc.
1.3 – USUÁRIOS DA CONTABILIDADE Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade suas respostas. Podemos citar alguns exemplos de usuários interessados nas informações contábeis:
Sócios, Acionistas e Proprietários de Quotas Societárias de Maneira Geral Este grupo de usuários busca nas demonstrações financeiras