introdução a bancos de dados
1
Para iniciar nossa aula, é importante entender a diferença entre dados e informação
Apesar de simples, esse assunto sempre causa um pouco de dificuldade na hora que vai ser explicado.
Dado = Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação
Informação = É o dado trabalhado que permite a compreensão de determinado fato ou situação e leva a tomada de decisão
2
Neste slide temos a seguinte frase:
“O último levantamento Vox Populi encomendado pela TV Record, Record News e
R7, divulgado dia 25 de outubro com 2.000 eleitores em 147 municípios brasileiros mostra Dilma 8 pontos percentuais à frente de Aécio Neves nos votos válidos.”
Neste caso, podemos considerar que a opinião de cada um dos 2000 entrevistados é um dado. Quando esses dados são tratados, a agencia de pesquisa que nesse caso foi a Vox Populi chegou a conclusão que a candidata Dilma estava 8 pontos percentuais na frente do candidato Aécio Neves. Note que a partir dos dados fornecidos por cada entrevistado, o Vox populi chegou a informação: “...Dilma tem 8 pontos percentuais a frente de Aécio...”
3
As informações são o resultado dos dados devidamente tratados, comparados e relacionados cujo o objetivo é auxiliar a tomada de decisão.
Na figura do slide acima, temos a evolução da intenção de voto do brasileiro ao longo de alguns meses da campanha eleitoral.
Só foi possível elaborar esse gráfico devido aos dados fornecidos pelos eleitores durante as pesquisas.
Com base na evolução de candidato A ou B, as equipes dos candidatos podem traçar estratégias para melhor sua aceitação perante o eleitorado ou derrubar a popularidade de um adversário.
4
Agora que sabemos diferenciar dados de informações, podemos entender melhor qual a função do nosso banco de dados.....
5
O Banco de dados é o local onde todos os dados serão