Introdução a administração
A Contabilidade atua em vários campos específicos, dentre esse campos tem-se a Contabilidade Tributária, cujo o objetivo principal são os tributos, na visão empresarial a finalidade é aplicar a legislação tributária de uma forma que diminua os gastos nas entidades empresariais.
O conceito de contabilidade tem evoluído, sendo acompanhado paralelamente com as constantes mudanças ocorridas meio dos negócios das empresas e da globalização da economia.
O Prof. Francisco D’Auria em seu livro Contabilidade: noções preliminares já havia definido com uma notável precisão o conceito universal da contabilidade.
O I Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em setembro de 1924, aprovou a seguinte definição: Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro aos fatos e atos da administração econômica.1
Foram criadas centenas de correntes contábeis que personificaram o conceito da contabilidade ao longo da história, como exemplos do comtismo, personalismo, controlismo, aziendalismo, patrimonialismo e entre outras definições diferentes foram aceitas, por serem cientificamente corretas, ou seja são todas tem o seu princípio válido.
Mesmo com o tempo decorrido de tantas transformações jurídicas, políticas, sociais e econômicas ocorridas nesse processo, desde o primeiro congresso brasileiro de contabilidade então, pode-se dizer que, sem nenhum receio que em sua essência continua imutável mesmo nos dias de hoje.
De maneira especifica, a Contabilidade Tributária consiste em um campo de estudo de aplicação das Ciências Contábeis, que é especializada na contabilização por lançamentos operacionais que as empresas que produzem fatos geradores dos tributos sobre lucros ou resultados positivos que como consequência geram obrigações tributarias.
O conceito preciso da contabilidade tributária é determinar com precisão no resultado econômico social, uma demonstração do forma clara e coesa, para