introdução a administração
A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para atendimento de necessidades das pessoas. Serviços de saúde, agua e energia, segurança publica, controle de poluição, alimentação, divisão, educação em todos os níveis.
- Praticamente tudo depende de organizações. Tente pensar em algo que use e que não dependa de alguma organização. É difícil, pode apostar.
É a administração que faz organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.
ORGANIZAÇÕES
Objetivos e recursos são as palavras chaves na definição de administração e também de organizações. Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo. Além de objetivos e recursos, as organizações tem dois outros componentes: processos de transformação e divisão de trabalho.
RECURSOS OBJETIVOS HUMANOS MATERIAIS 16192514287500 FINANCEIROS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO 01905000 PRODUTOS INFORMAÇÃO DIVISÃO DO TRABALHO SERVIÇOS ESPAÇO TEMPO Processo de transformação: transformação de matérias primas, aplicando maquinas e atividades humanas, e, produtos e serviços.
Administração de encomendas: transformação de um pedido feito por um cliente na entrega de uma mercadoria ou prestação de serviço.
Administração de recursos humanos: transformação de necessidades de mão de obra em disponibilização de pessoas, desde seu emprego ate seu desligamento da organização.
A Divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização. Quando se juntam as tarefas especializadas, realizam-se produtos e serviços que conseguiria fazer sozinho.
São medidas de desempenho relacionadas àsexpectativas dos usuários e clientes. Eficácia: significa objetivo realizado quanto maior o objetivo realizado, mais eficaz é a organização. Eficiência: são os meios que justificam a eficácia caracterizandocomo produtividade nas organizações. Ser eficiente e eficaz ou contrario a estes vai depender de como