Introdução a Administração
Introdução a Administração
Administração é uma atividade de natureza complexa que envolve a conjugação dos esforços das pessoas, dentro das organizações, para que se atinjam os objetivos estabelecidos para as mesmas, ao mesmo tempo em que se satisfazem as necessidades humanas (RAZZOLINI FILHO; ZARPELON, 2003, p.20). Pode-se, de forma objetiva e sintetizada, definir Administração como uma ciência social, que reúne teorias e técnicas para a gestão de recursos humanos, naturais, financeiros e informacionais. Tem por objetivo gerar riquezas e promover o desenvolvimento econômico e de bem-estar da sociedade.
Tendências de mercado
Para compreender melhor o mercado e direcionar os destinos das empresas, é fundamental entender as tendências que o compõem. As que mais se destacam atualmente são:
Teoria do conforto total ( TCT)
Qualidade de vida
Meio ambiente
Conectividade e mobilidade
Globalização Responsabilidade social.
É importante que o gestor entenda e pondere sobre essas tendências, para que uma organização se mantenha competitiva e alinhada ao pensamento dos consumidores em geral, ampliando as oportunidades e garantindo, assim, sua manutenção e seu crescimento.
Organização
Organização é um termo que passou a ser utilizado há pouco. Seus primeiros registros vêm do século XIX, principalmente da França. Mooney e Reiley( 1939, p1) assim o conceituaram: “É a forma de toda associação humana para consecução de certo objetivo comum. No sentido formal, significa ordem; seu corolário, um procedimento sistemático. Organização é esforço associado.”
Tipos de organizações
Há muitas formas de se classificar as organizações. A seguir, é apresentada uma classificação com base no domínio ou detenção do capital e sua aplicação: organização pública
Organização privada
Organização e sociedade sem fins lucrativos
O administrador, com base nos objetivos organizacionais, avalia os diversos fatores e desenvolvem as estratégias necessárias