Introdução a Administração_ Reflexões.
Há pouco assisti a palestra do prof. Pier (https://www.youtube.com/watch?v=q-1pfviGMEQ – Como estudar com eficiência - e a considerei muito rica e motivadora para aqueles que gostam de estudar, gostam de aprender. Como diversas vezes enfatizado por ele, estudar é solitário e ativo e exige que se escreva bastante. Não basta ler, precisa escrever e aquilo que você escreve vai pro cérebro. Lembro também que comentou várias vezes que um bom professor não ensina, mas sim explica. Aulas não foram feitas para aprender, mas sim para entender!
As percepções que capturei (e anotei!) ao assistir a aula da profa. Sônia Valle me proporcionaram diversos momentos de compreensão e de reflexão, principalmente ao analisar o desenvolvimento evolucionário das teorias de administração, demonstrando que a experiência pratica adquirida aliada a métodos científicos caracterizam e definem a administração das organizações, visando atender a suas constantes necessidades ao longo do tempo.
Seguem até uma lógica esperada, ou seja, a partir do momento que se propõem um agrupamento de indivíduos para realizarem determinada tarefa ou que possam produzir um determinado bem, assim constituindo o que poderíamos chamar de fábrica primordial, levam a ter suas primeiras necessidades, provocando p.ex, a busca por melhor padronização seja em função de materiais utilizados, seja em função de confeccionarem de forma mais parecida possível, seja no tempo certo, ou menor tempo. A medida que estas padronizações e uniformizações vão acontecendo, outras necessidades vão surgindo, buscando melhor eficiência do processo, seja na qualidade, seja na quantidade, seja no prazo certo, seja na organização das pessoas, seja no comando e na hierarquia.
Com o memorável filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, resgatamos o desenvolvimento industrial no período de 1930 a 1940, onde a produção em massa e a utilização intensa da mão de obra, demonstram a obsessão que