Introdução sobre barramentos
UniEVANGÉLICA
CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES
****************************************
ANÁPOLIS
2014
INTRODUÇÃO SOBRE BARRAMENTOS
Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação (fios elétricos condutores em paralelo) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação, como: CPU; Memória Principal; HD e outros periféricos. Em outras palavras: eles são o encaixe de que cada peça precisa para funcionar corretamente.
1 FUNÇÕES
Os barramentos possuem três funções distintas, sendo elas:
- Comunicação de Dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional. Ou seja, por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos. - Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional, sendo assim é responsável por indicar o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento. E;
- Comunicação de Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional. Portanto atua como um regulador das outras funções, podendo limitá-las ou expandi-las em razão de sua demanda.
2 TIPOS DE BARRAMENTOS
Na arquitetura de computadores os barramentos são categorizados nos seguintes tipos:
2.1 BARRAMENTO DE PROCESSADOR
É utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes do sistema computacional.
Atualmente, os barramentos dos processadores (os de transferência de dados) têm sido bastante aprimorados com o objetivo de maior velocidade de processamentos de dados.
2.2 BARRAMENTO DE CACHE
É o barramento dedicado para acesso à memória cache do computador. Memória estática de alto desempenho