Resumo sobre Barramentos Síncronos
O objetivo dessa aula é apresentar uma introdução aos conceitos de barramentos, destacando o que são os barramentos síncronos, e como eles funcionam de forma que ao final deste vídeo você possa compreender as principais vantagens e desvantagens do uso desse tipo de barramento.
Se você não assistiu as aulas anteriores, é de suma importância que as veja para um melhor compreendimento dessa vídeo-aula, sendo que todas as aulas encontram-se aqui no canal.
Organizamos esse video da seguinte maneira:
Primeiro vamos fazer uma pequena introdução sobre os barramentos, logo depois vamos conceituar o que são os barramentos síncronos, e como eles funcionam, e no final faremos uma breve conclusão sobre o tema abordado. Não esquecendo-se que no final do vídeo encontram-se todas as referências bibliográficas.
Introdução
Bom, antes de falarmos sobre barramentos síncronos, vamos relembrar um pouco sobre barramentos. Mas afinal o que é um barramento?
Um barramento é apenas um “caminho” através do qual dados viajam num computador, o qual é usado para comunicação entre dois ou mais elementos do computador.
Existem vários tipos de barramentos, como o barramento do processador que é usado para transferir dados entre a CPU e a memória Cache, por exemplo, e o barramento da memória que é usado para transferir informações entre a CPU e a memoria principal do sistema.
No entanto quando nos referimos a temporização de um barramento, ou seja a coordenação de eventos dentro do mesmo, estes podem ser de dois tipos, barramentos síncronos e assíncronos, e é justamento sobre o primeiro que iremos tratar nessa aula de hoje.
O que são barramentos Síncronos
Mas afinal o que são os barramentos síncronos?
Um barramento síncrono possui um clock que determina o momento de todas as operações, ou